Jonas foi um profeta que fugiu de Deus. Ele se pôs no mar e acabou dentro de um peixe grande e era tão grande que algumas pessoas acreditam que se tratava de uma baleia. Há muito tempo um homem chamado Jonas teve um sonho em que Deus dizia a ele: “Levanta-te e vá a Nínive, a grande cidade, e chore contra ela; porque a sua maldade subiu antes de mim”. Jonas sentiu medo, afinal pensava que as pessoas poderiam ficar furiosas com a sua pregação e atirariam pedras em mim. O Senhor Deus não respondeu a Jonas, porque ele já dissera o que deveria fazer!
Então Jonas levantou-se da cama e correu até o porto mais próximo, embarcou em um navio que estava indo em direção à Espanha, ou seja, bem longe da Terra Santa. Assim quem sabe nunca mais ouviria os chamados de Deus! Jonas preferiu ficar na parte de baixo do navio para não ser visto por Deus. Mas Deus enviou uma grande tempestade. O capitão do navio ordenou que todos a bordo orassem pela salvação e desceu para avisar Jonas também.
Logo perceberam o medo de Jonas e o fizeram contar o que tinha feito para irritar o Senhor. Agora os marinheiros tinham ainda mais medo, ali estava a explicação.
“O que devemos fazer para acalmar as águas?” Eles perguntaram.
“Leve-me e jogue-me no mar”, respondeu Jonas. “Faça isso, e o Senhor Deus vai acalmar as águas.”
No entanto, os marinheiros gritaram:
“Nós te pedimos, ó Senhor. Nós te pedimos, não vamos perecer pela vida deste homem, e não nos faça derramar sangue inocente. ”
Eles voltaram para seus lugares e remaram com força contra a tumultuosa tempestade, mas todos os seus esforços foram em vão, pois o mar irado era muito mais forte que seus braços insignificantes. Então, em grande tristeza, eles pegaram Jonas e o lançaram para o lado do navio nas águas tempestuosas. Imediatamente, o mar parou de irromper. O milagre calmo causou uma grande impressão nos marinheiros.
Eles ofereceram um sacrifício de agradecimento ao Senhor hebreu e fizeram seus votos a ele. Embora Jonas tenha sido jogado pelo mar, ele não morreu, pois o Senhor enviou uma criatura marinha gigante para engoli-lo inteiro. Alguns dizem que era uma grande peixe, ou uma baleia, outros um tubarão, e outros ainda dizem um monstro das profundezas. O próprio Jonas não tinha opinião sobre o assunto.
Tudo o que ele sabia era que se encontrava no interior do misterioso peixe de Deus, em sua barriga. Lá ele permaneceu
durante três dias e três noites orando ao Senhor, enquanto a criatura marinha nadava pelos mares. Deus fez a criatura marinha vomitar Jonas em terra seca. Jonas então foi para Nínive realizar o que Deus pediu.
Comentários